quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reforma da Estação de Barão de Juparanã (Antiga Estação de Desengano) está prestes a sair.


A população de Barão de Juparanã está prestes a receber uma ótima notícia no ano que se segue de 2010, que será a provável Reforma (restauração) da Estação de Desengano, antigo nome do prédio que data de 17 de dezembro de 1865 e que foi construída por um ilustre morador do distrito e figura marcante no crescimento local, Manoel Jacinto Carneiro Nogueira da Gama, o Barão de Juparanã.

A tão sonhada reforma se dá depois de anos de muita luta e esforço da figura política local, José Reinaldo Alves Bastos, o Vereador Naldo, que se mobilizou para alcançar este tão vislumbrado sonho, como podemos ver numa cópia de um dos documentos por ele emitidos para este fim.




Atualmente o prédio histórico encontra-se totalmente degradado e se perdendo no tempo, fato triste para uma construção que marca o surgimento de uma localidade próspera e grandiosa.


Ocorrendo esta obra, a estação se transformará em um importante centro cultural do nosso distrito, um centro de resgate da nossa memória ferroviária!

4 comentários:

  1. Será que isso vai ser feito mesmo?; pois desde o Governo do Luiz Antônio que fala-se nisto, se realmente for feito será um presente de Ano Novo para os juparanaenses e os visitantes; afinal de contas a Estação é o principal cartão postal de nossa cidade. É o local apropriado para entre outras coisas abrigar a nossa Rodoviária, pois a antiga é brincadeira de mau gosto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa do Naldo em tentar impedir o aumento do depósito de dormentes e trilhos velhos próximo a nossa Estação Ferroviária; pois causa um mal cheiro danado além de provocar uma tremenda poluição visual, mais ainda quando se fala em recuperar este patrimônio para gerar empregos e renda a nossa população, que nosso Prefeito apoie e tome providências a esse respeito. Boa tacada Naldo!

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a estação de Juparanã só chegou a essa péssima condição graças ao vereador Naldo e seu pau mandado Luiz pedreiro(falecido). Vamos refrescar a memória. No governo Luiz Antônio havia um secretário de obras (carequinha) que era do distrito, o tal secretário tinha destinado R$ 300,000 (trezentos mil reais) para reformar a estação, repito: reformar não restaurar. Pois bem, só que quando o mesmo chegou ao local p/ fazer o levantamento junto com sua equipe o falecido Luiz pedreiro (pau mandado) não abriu a estação e ligou p/ o vereador dizendo que o secretário estava se metendo onde não deveria, o vereador então disse que não era p/ abrir a estação...Por fim o secretário e deixou de lado, destinando a verba para outro bairro.
    Então eu pergunto aos senhores: quem é o culpado pelo telhado da estação ter caído??

    ResponderExcluir
  4. Sandrinho gostei de seu comentário sobre o casal 20 de Juparanã pau mandado e carequinha, essa dupla foi sensacional, pena que não puseram uma canga nos dois e arranjaram uma carroça para eles puxarem.

    ResponderExcluir